A TENTAÇÃO DE JESUS CRISTO


O PRIMEIRO E GRANDE MANDAMENTO
“ Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20: 1)
“ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e
de toda a tua alma e de toda as tuas forças” (Dt 6: 5)
JESUS FOI TENTADO PELO DIABO PARA QUEBRAR O 1º E GRANDE
MANDAMENTO (Mateus 4: 1- 11)

I - FOI LEVADO AO DESERTO PELO ESPÍRITO PARA SER TENTADO
PELO DIABO
a) Após ter sido batizado nas águas e pelo Espírito Santo
b) Após ouvir a voz de Deus afirmando: “Este é o meu Filho amado
em quem me comprazo
II - A ESTRATÉGIA DO DIABO - 1 a) Questionar o que Deus disse através das circunstâncias que Jesus estava passando tais como: fome, sede, desconforto, solidão, calor do deserto, frio da noite e aparente abandono.
b) Deus segundo o diabo não podia amar a Jesus porque Ele estava naquela situação lamentável e lhe negava o mínimo para a sua satisfação, o pão.
c) O tentador questionava a veracidade da Palavra de Deus “Este é o meu Filho amado em quem me comprazo”
d) Esta tem sido a grande arma de ataque do enganador aos filhos de Deus, convencê-los que o Senhor não os ama porque tem permitido que eles sofram perseguições e necessidades.
e) A resposta de Jesus pela Espada do Espírito é “nem só de pão viverá o homem mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Dt 8: 2- 3)
III - OS PROPÓSITOS DE DEUS
a) Vencer o diabo e expor as suas artimanhas
b) Jesus o instrumento de Deus
c) Ele foi revestido pelo Espírito Santo
d) Ele foi guiado pelo Espírito Santo
e) Ele usou o escudo da fé contra os dardos inflamados do maligno
f) Ele golpeou o inimigo com a palavra do Espírito (Dt 4: 7; Dt 6: 16; Dt 6: 13)
g) Ele estava no centro da vontade de Deus (Tg 4: 7)

IV - A ESTRATÉGIA DO DIABO – 2
a) Enganar Jesus distorcendo as Escrituras para alcançar os seus intentos malignos.
b) Ele cita fora de contexto o Salmo 91: 11 – 12
c) Mais uma vez aqui a insistência do diabo é que Jesus prove que é o Filho de Deus usando seus poderes divinos. Mas o diabo procurava levar dúvidas a Jesus sobre a palavra que veio a Ele no seu batismo.
d) Deus não precisava provar a Jesus que Ele era o seu Filho e que Deus o amava, a declaração dos seus próprios lábios de amor era suficiente.
e) Mais uma vez o escudo da fé foi usado para aparar os dardos do maligno e a Espada do Espírito foi usada para contra golpear o tentador. (Dt 6: 16)
f) Jesus estava afirmando: é pecado colocar o Senhor a prova! É pecado duvidar da sua palavra!
V - A ESTRATÉGIA DO DIABO – 3
a) Conquistar o coração de Jesus através do orgulho, do desejo pelo poder, da fama e riquezas terrenas.
b) Mas a Bíblia nos diz o que está por trás dessa oferta do demônio: O culto a ele satanás!
c) Satanás deseja ser adorado e cultuado, esse foi o pecado que o levou a queda, ao julgamento e a futura destruição de seu reino diante de Deus.
d) Por isso Jesus ensinou que os que desejam se ver livres dos grilhões do diabo, devem negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguí-lo.
e) Da mesma forma notamos tais ensinos em Jo 12: 25 e 1 Jo 2: 15-17 e por toda a Bíblia encontramos o ensino de que não devemos nem podemos servir a dois senhores. Deus é o único que merece ser adorado!
f) De novo o escudo da fé repeliu a oferta do diabo, que mostrou qual era a sua verdadeira intenção, e com a Espada do Espírito Jesus desferiu o golpe final sustentando a sua convicção no Deus vivo e verdadeiro e consolidou o seu amor pelo Pai obedecendo diante do tentador o 1º e grande mandamento “Não terás outros deuses diante de mim!”

LIÇÕES:
1- Os verdadeiros filhos de Deus (Jo 11: 12) sempre estarão em combate contra as “astutas ciladas do diabo” (Ef 6: 10-11)
2- Éramos os que faziam a sua vontade (do diabo) e o servíamos, mas Jesus nos resgatou das suas garras, e como ele odeia a Cristo e peleja contra o seu reino, ele também nos odeia e quer nos destruir, como tentou destruir Jesus.
3- É necessário estarmos no centro da vontade de Deus com as nossas vidas como Jesus estava (Tg 4: 7)
4- Sermos revestidos do poder de Deus (Ef 6: 10)
5- Cingidos de toda Armadura de Deus (Ef 6: 13)
6- Confiantes na fé que nascemos de novo em Cristo Jesus. E por isso, estamos livres do pecado e do seu poder pelo perdão de Deus dado em Cristo Jesus. Por isso, tão grande amor de Deus em Cristo Jesus nos livrou do poder do diabo e suas hostes. (1Jo 5: 18)
7- Não vivamos somente das coisas materiais e para as coisas que perecem, mas creiamos que como filhos amados de Deus, Ele tem cuidado de nós e estejamos satisfeitos.
8- Estudemos as Escrituras com grande desejo de conhecermos a Jesus e amá-lo cada vez mais e também para não sermos enganados por aqueles servos do diabo que distorcem as Sagradas Escrituras para os seus próprios interesses. Pois, ao fazerem assim eles seguem o exemplo do pai deles que é o diabo. (2Pe 3: 15-18)
9- Por fim não aceitemos a fama, a glória e nem o poder das riquezas desse mundo. Pois, sabemos quem é o dono dessas coisas e por que ele oferece aqueles que o seguem. Aprendamos a ser donos de tudo como filhos de Deus, contudo sem possuir a nada como nosso exclusivamente e que morra a nossa velha natureza terrena para a glória de Deus! (Cl 3: 5)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ergamos as nossas cabeças O Senhor está vindo!!!